sexta-feira, 8 de julho de 2011

RESPEITO ÀS DIFERENÇAS É ESSENCIAL

Alguns irmãos podem discordar, mas acredito que respeitar a opinião alheia é fundamental em qualquer sociedade civilizada.

Isso inclui aceitar que outros pensem de forma diferente da nossa, sem julgá-los como certos ou errados, apenas diferentes. Como maçons, essa política racional faz parte de nossos princípios, sendo a liberdade de pensamento uma das características essenciais aos maçons.

Porém, quando essas diferenças são relativas à fé religiosa, a situação fica mais complicada pois a devoção muitas vezes nos impede de pensar que se temos o direito a uma crença, os outros devem ter direito a uma crença diferente ou a não ter crença alguma, se assim preferirem.

Nossa ordem exige, para admissão do candidato, que este acredite em um ser divino, que chamamos de Grande Arquiteto do Universo, que é Deus. Me questiono eventualmente se não seria o caso de passarmos a admitir ateus em nossos quadros e ainda não tenho uma opunião formada a respeito. Por isso, mesmo não sendo ateu e acreditando em um ser maior que todos nós, que é Deus, resolvi dividir essas imagens de campanhas publicitárias em prol do respeito àqueles que se dizem ateus. 

Sobre o ateísmo, gostaria de dizer o mesmo que digo sobre as religiões diversas da minha: "Não serve para mim, mas pode ser bom para muita gente".

Há! Particularmente, concordo com a mensagem das imagens.

Em decorrência deste post, vou abrir uma enquete sobre o tema: A maçonaria deveria admitir a iniciação de ateus? Participem! Está no canto esquerdo superior da página.


Nenhum comentário:

Postar um comentário