quarta-feira, 31 de agosto de 2011

NOVOS HORÁRIOS DAS SESSÕES DA ACADÊMICA


Foi aprovada a alteração dos dias e horários das sessões da A:.R:.L:.S:. Frat:. Acad:. Ir:. Otaíde Feltrim, que passarão a ser, a partir de setembro de 2011:

2º e 4º sábado do mês, sempre às 8:00

Contamos com a presença dos irmãos do quadro e a visita de irmãos , que sempre nos horam com sua participação.

terça-feira, 12 de julho de 2011

TEMPLO MAÇÔNICO DA FILADÉLFIA - ADMIREMOS


A Masonic Temple da Filadélfia é o lar da Grande Loja de Maçons Livres e Aceitos da Pensilvânia e é considerado uma das maravilhas do mundo maçônico. Entreter os convidados dentro desta jóia arquitetônica inigualável, seus corredores esplêndidos, sete salas de reuniões elegantes, salas de jantar privativas e salão majestoso.



SALAS DE EVENTOS


O Grand Foyer percorre todo o comprimento do edifício a partir do portão de entrada para as portas de bronze enorme da Sala Benjamin Franklin. É decorado com colunas dóricas, o mais velho, mais forte e mais simples das ordens da arquitetura grega. Os pisos são revestidos com mármore preto e branco e as paredes são adornadas com retratos a óleo grande de alguns dos Past Masters Grand, líderes eleitos da Fraternidade.
Do Grand Foyer, pegue o Grand Staircase para o segundo andar na extremidade norte do edifício. Ela também leva a Câmara Municipal de Corinto e da Renascença. A escada é feita de mármore Tennessee. Olhe para cima sob a escada.Aqui você vê o selo da Grande Loja, o Grande Selo da Pensilvânia e representação das quatro virtudes cardinais - temperança, fortaleza, prudência e Justiça.
Capacidade: 150 recepção
 
 
O Grand Ballroom é uma das salas mais usados ​​no Templo Maçônico. O salão apresenta o estilo de arquitetura com Composite retratos que decoram as paredes, enquanto o piso é colocado nos padrões de azulejos de pequeno porte.
Há um piano de cauda no centro da sala que pode ser utilizada para o seu evento.
Este espaço pode ser configurado em estilo de teatro para até 500 pessoas para uma reunião na prefeitura, palestra ou apresentação. Utilizado em conjunto com o Grand Foyer, o salão pode hospedar almoços, coquetéis, captação de recursos com os leilões em silêncio, e recepções de casamento.
Capacidade: 450 recepção (400 com dança) e 250 Sentados (200 com dança)




Localizado diretamente acima do Grand Foyer do segundo andar, este espaço incrível tem 20 pés tectos que escondem as estrelas para imitar o céu noturno. Ele se conecta a Norman, egípcios e Halls Ionic para o Corinthian Halls e renascentista.
É adornada pela escada traseira, uma enorme estrutura de ferro representando a escola de arquitetura dórica. A escadaria, com sua grade de ferro pesado e corrimão de ébano, é ladeada por lambris de mármore de Lisboa. Ele foi escalado no lugar, e vai desde o Grand Foyer todo o caminho até o terceiro andar. Nas paredes, todo o caminho até a escadaria, são retratos da maioria dos Past Masters Grande da Grande Loja.
Os hóspedes também podem subir ao segundo andar usando o Grand Staircase, que é feito de mármore Tennessee. Ao se aproximar do topo da escada, há uma janela de vidro manchada incrível de frente para rua larga que permite à luz a mais surpreendente colorido.
Este espaço é perfeito para intervalos de reuniões, recepções ou até mesmo um jantar sit-down íntima sob as estrelas.A escadaria é perfeita para capturar fotos de casamento surpreendente.
Capacidade: 150 recepção e 40 Sentados

 
Norman Hall está localizado no segundo andar, na parte traseira do edifício do lado norte. Terminou em 1891, esta sala é Rhenish românica. O termo "Norman" é usado indiscriminadamente para a arquitetura de arco redondo, para que esta sala lindamente showcases.

Este espaço pode ser usado como uma sala de breakout para uma palestra, apresentação ou discurso. Também tem hospedado íntima concertos musicais.

Egyptian Hall está localizado no segundo andar, para a parte traseira do edifício e foi concluída em 1889.Considerado por muitos como uma das salas mais impressionantes no prédio, é decorado no estilo do vale do Nilo.Todos os hieróglifos são cópias completas e precisas diretamente do Egito.

Este espaço pode ser usado como uma sala de breakout para uma palestra, apresentação ou discurso. É também um espaço muito popular para sediar uma cerimônia de casamento.
Capacidade: 125 Sentados




Salão iônica está localizado no segundo andar, para a parte traseira do edifício, no lado sul. Decorado em 1890, leva o seu nome do estilo de arquitetura de Ionia, onde o rei Ion reinou na Ásia Menor.
Ionians eram na sua maioria emigrantes gregos, e refinamento e elegância são as características de estilo jônico. O relógio na parede oeste é uma das mais antigas no Templo, feita em 1874, e ainda mantém o tempo.
Este espaço pode ser usado como uma sala de breakout para uma palestra, apresentação ou discurso, ou hospedar uma cerimônia de casamento.
Capacidade: 150 Sentados




Salão de Corinto está localizado no segundo andar, na parte da frente do edifício, no lado Norte. As características desta sala foram concluídas em 1903 e é decorado em estrita conformidade com os princípios da arquitetura clássica grega. As estrelas e iluminação suave dá uma atmosfera de um salão aberto em um antigo templo grego.

A parede oeste tem a inscrição "Fide et Fiducia" (Por Fidelidade e Confiança). O tapete nesta sala, instalada em 1963, foi um presente da Grande Loja de Porto Rico. Há uma imperfeição deliberada na concepção deste tapete: uma das folhas de canto foi deixado de fora, para representar a imperfeição do homem.
Este espaço pode ser usado como uma sala de breakout para uma palestra, apresentação ou discurso. É também muito popular para hospedar uma cerimônia de casamento.
Capacidade: 250 Sentados




Renaissance Hall está localizado no lado sul do segundo andar, na parte da frente do edifício. O Salão é decorado em estilo renascentista italiano, e foi concluída em 1908. A cor predominante da sala é vermelha, e no centro uma clarabóia circular 20 pés de diâmetro.

Este espaço pode ser usado como uma sala de breakout para uma palestra, apresentação ou discurso. É também muito popular para hospedar um desempenho pré-jantar musical.
Capacidade: 200 Sentados




O Ballroom nível mais baixo tem a mesma pegada exata como o Grand Ballroom diretamente acima, mas com tetos mais baixos e mais quentes de iluminação para dar-lhe um apelo menos formal. É muito versátil e pode ser configurado em estilo de teatro ou um estilo de sala de aula para reuniões, palestras ou apresentação.

O Ballroom Nível Inferior também pode acomodar mesas fornecedor para uma feira ou expo. Como um grande espaço secundário, é perfeito para o serviço de almoço depois de uma quebra sessão geral do andar superior, ou uma recepção cocktail pós-conferência.
Capacidade: 250 recepção e 180 Sentados
Capacidade: 150 Sentados

sexta-feira, 8 de julho de 2011

RESPEITO ÀS DIFERENÇAS É ESSENCIAL

Alguns irmãos podem discordar, mas acredito que respeitar a opinião alheia é fundamental em qualquer sociedade civilizada.

Isso inclui aceitar que outros pensem de forma diferente da nossa, sem julgá-los como certos ou errados, apenas diferentes. Como maçons, essa política racional faz parte de nossos princípios, sendo a liberdade de pensamento uma das características essenciais aos maçons.

Porém, quando essas diferenças são relativas à fé religiosa, a situação fica mais complicada pois a devoção muitas vezes nos impede de pensar que se temos o direito a uma crença, os outros devem ter direito a uma crença diferente ou a não ter crença alguma, se assim preferirem.

Nossa ordem exige, para admissão do candidato, que este acredite em um ser divino, que chamamos de Grande Arquiteto do Universo, que é Deus. Me questiono eventualmente se não seria o caso de passarmos a admitir ateus em nossos quadros e ainda não tenho uma opunião formada a respeito. Por isso, mesmo não sendo ateu e acreditando em um ser maior que todos nós, que é Deus, resolvi dividir essas imagens de campanhas publicitárias em prol do respeito àqueles que se dizem ateus. 

Sobre o ateísmo, gostaria de dizer o mesmo que digo sobre as religiões diversas da minha: "Não serve para mim, mas pode ser bom para muita gente".

Há! Particularmente, concordo com a mensagem das imagens.

Em decorrência deste post, vou abrir uma enquete sobre o tema: A maçonaria deveria admitir a iniciação de ateus? Participem! Está no canto esquerdo superior da página.


sábado, 18 de junho de 2011

UBUNTU


A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa  2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu.Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando  terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva.Comprou uma porção de doces e guloseimas na  idade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Aí ele  chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas   as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós  poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda  não havia compreendido, de verdade,a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!"Atente para o detalhe: porque SOMOS, não pelo que temos...UBUNTU PARA VOCÊ!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Águia de Lagash


A "Águia de Duas Cabeças de Lagash" é o mais antigo brasão do Mundo:. Nenhum outro simbolo emblemático no Mundo pode rivalizar em antiguidade:. A sua origem remonta à antiquíssima Cidade de Lagash:. Era já utilizado há cerca de mil anos antes do Êxodo do Egipto, e há mais de dois mil anos quando foi construído o Templo do Rei Salomão:.


Com o passar dos tempos, passou dos Sumérios para o povo de Akkad, destes para os Hititas, dos recônditos da Ásia menor para a posse de sultões, até ser trazida pelos Cruzados aos imperadores do Oriente e Ocidente, cujos sucessores foram os Hapsburg e os Romanoff:.
Em escavações recentes, este «brasão» da Cidade de Lagash foi descoberto numa outra forma: uma águia com cabeça de leão, cujas garras se cravam nos corpos de dois leões, estes de costas voltadas:. Esta é, sem dúvida, uma variante do símbolo da Águia:.

A Cidade de Lagash situava-se na Suméria, no sul da Babilónia, entre os rios Eufrátes e Tigre, sendo perto da actual cidade de Shatra, no Iraque:. Lagash possuía um calendário de doze meses lunares, um sistema de pesos e medidas, um sistema de banca e contabilidade, sendo ainda um centro de arte e literatura, para além de centro de poderes político e militar, tudo isto cinco mil anos antes de Cristo:.

No ano 102 a.C., o cônsul romano Marius decretou que a Águia seria um símbolo da Roma Imperial:. Mais tarde, já como potência mundial, Roma utilizou a Águia de Duas Cabeças, uma voltada a Este e outra a Oeste, como símbolo da unidade do Império:. Os imperadores do Império Romano Cristianizado continuaram a sua utilização e foi depois adoptado na Alemanha durante o período de conquista e poder imperial:.

Tanto quanto sabemos, a Águia de Duas Cabeças foi primeiramente utilizada na Maçonaria em 1758, por uma facção maçónica de Paris - Os Imperadores do Oriente e Ocidente:. Durante um breve período, os Imperadores Maçónicos do Oriente e Ocidente controlaram os Graus avançados então em uso, vindo a ser percussores do Rito Escocês Antigo e Aceite:.

A inscrição em Latim por debaixo da Águia de Duas Cabeças - "Spes Mea in Deo Est" - significa: "A Minha Esperança Está Em Deus":.
FONTE: Scottish Rite
Texto enviado pelo Ir:. Arthur Vaz Ribeiro