domingo, 27 de junho de 2010

IDENTIFICADA MÚMIA DE AKENATON, PRIMEIRO DEFENSOR DO MONOTEÍSMO

A mesma análise de DNA que atribuiu a possível morte de Tutankamon à malária parcece ter posto fim a outro grande mistrécio do antigo Egito: o destino da múmia do rei Akenaton, pai de Tutankamon.
Akenaton, que teinou a 3,3 mil anos, deu início à primeira experiência monoteísta da história. Durante seu reinado de 17 anos, Akenaton tentou pôr fim a mais de mil anos de politeísmo e estabelecer a adoração de um único deus, cuja representação estaria centrada nele próprio. A experiência deu errado e, quando o jovem Tutankamon assumiu o trono, teve que reverter as disposições de seu pai.
Até hoje não se sabia o destino da múmia de Akenaton, mas depois de anos de realização de exames genéticos e tomografias de 16 múmias, obteve-se a mais contundente evidência de que a múmia conhecida pela sigla KV55, achada no Vale dos Reis, é mesmo de Akenaton.
Os testes determinaram que a múmia KV55 é pai de Tutankamon e filhod e Amenofis III, uma estirpe que coincide com a de Akenaton. Casado com Nefertite, o rei teve Tutankamon com a irmã que era também sua amante.
Fonte: O Globo de 12/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário